agosto 21, 2017

Teologia na Umbanda

Curso de Teologia na Umbanda

 

Apresentação do Curso

A origem do termo teologia nos remete a Grécia Antiga com Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. Platão o aplica aos mitos interpretando-os à luz crítica da filosofia considerando seu valor para a educação política. Aristóteles, por sua vez, chama de “teólogos” os criadores dos mitos (Hesíodo, Homero, poetas que narraram os feitos dos deuses e heróis, suas origens, suas virtudes e também seus vícios e erros), e de “teologia”, o estudo metafísico do ente em seu ser (considerando a metafísica ou “filosofia primeira”, a mais elevada de todas as pseudociências), logo Teologia é a ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.

 

Se há Religião, há Teologia e há duas formas:

  • Intra-Religião, quem estuda é o religioso, fazendo e produzindo Teologia.
  • Extra-Religião, quem estuda é o cientista da religião, por meio das Ciências Humanas.

O nosso estudo não visa formar teólogos catedráticos, não tem a pretensão de inferir nas particularidades dos terreiros, mas, antes, buscar compreender o Divino e sua manifestação na dinâmica Umbandista.

Estudaremos as diversidades oriundas das escolas Umbandistas de forma periférica, mas, enfática e objetiva. Numa sequência lógica, pretendemos trazer a luz a Religião de Umbanda nos seus aspectos teóricos no campo filosófico, sociológico e antropológico para a aplicação prática na dimensão mister sem perder de vista a lógica, a razão, os fenômenos físicos e metafísicos.

 

Objetivos

  • Promover formação numa ampla reflexão ético-antropológica; 
  • Proporcionar condições para que os estudantes trabalhem com os conceitos teológicos voltado para a prática da caridade na Umbanda; 
  • Possibilitar o estudo histórico-crítico da fé umbandista em diálogo com as demais expressões religiosas e com a cultura humana como um todo; 
  • Aprofundar o estudo da história da Umbanda, da teologia litúrgica e sua adequada aplicação na celebração da fé, da teologia moral e suas consequências para uma vivência mais autêntica da fé, da teologia espiritual inclusive a sua dimensão mística, e aprofundar a partir da fé o sentido último da existência humana na dialética da transcendência.

Por fim, pretendemos desenvolver a capacidade analítica e interpretativa, a formação humana, a abertura ao diálogo, a prática da religiosidade, a capacidade de liderança e a aceitação do diferente.

 

Sejam Todos Bem-Vindos a um grande passo ao conhecimento da nossa amada e Sagrada Umbanda.

                  

 

Saravá

Silnei  Farkas

 

Teólogo formado pela Pontifícia Faculdade de teologia de São Paulo, Sacerdote de Umbanda e professor na FUCESP.