agosto 22, 2017

Minha Visão Clínica de Como Ser um Sacerdote

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SACERDOTE DA UMBANDA

 

[Milan Veselich]

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SACERDOTE DA UMBANDA

 

Trabalho apresentado como exigência para obtenção do título e certificação da formação de SACERDOTE DA UMBANDA, ministrado pela FUCESP – Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo.

 

 

Milan Veselich

Milan D’Ógún

[AGRADECIMENTOS]

 

 

Meus Agradecimentos a Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, como Entidade Jurídica que nestes 63 anos de existência, tem trabalhado com afinco para elevar o Nome da Umbanda.

Meus Agradecimentos a Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, e todo seu Corpo Docente e Administrativo, que me propiciaram o aprendizado almejado.

Meus Agradecimentos em Especial ao Pai Salun por sua dedicação para com todos os alunos.

Meus Agradecimentos a todos os alunos do Curso de Sacerdotes, meus irmãos, meus amigos, meus camaradas, pois pude com eles aprender muito sobre nossa Sagrada Umbanda.

Meus Especiais Agradecimentos aos Alunos dos Curso de Sacerdotes, pelo seu alto nível de conhecimento pois assim necessitei me dedicar muito mais ao curso afim de acompanhar o conhecimento de meus irmãos.

Um especial Agradecimento a meu colega de Curso o Teólogo Silnei Farkas, que como um antigo Pai de Umbanda, me trouxe muitos conhecimentos e me iniciou como Sacerdote, me trazendo conhecimentos e me fazendo conhecer lugares e formas de se trabalhar e amar aos nossos Sagrados Orixás.

Meu Obrigado, Obrigado, Muito Obrigado a Todos.

 

SUMÁRIO

 

 

1               TEMA: 5

2               pRólogo: 6

3               O HOMEM, UM SER TRICÓTOMO: 8

4               DESENVOLVIMENTO: 9

5               CONCLUSÃO: 10

6               REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.. 11

Anexos.. 12

 

 

1       TEMA:

 

 

Minha Visão Clínica de Como Ser um Sacerdote na Umbanda na Atualidade.

 

 

 

 

Tema livre com particularidade de quem escolher, abrangência total de como ser    

                  um sacerdote.

 

 

 

 

 

 

 

2       PRÓLOGO:

Função principal de um Sacerdote: Promover o Bem Estar do Ser Humano, utilizando-se de técnicas que venham a balancear os chacras do indivíduo afim de promover o equilíbrio: Corpo, Mente e Espírito.

 

 

Abraham Maslow Nova Iorque – 01/04/1908 – 09/06/1970

 

Organizou uma hierarquia em cinco categorias:

Fisiologia, Segurança, Social, Estima e Realização Pessoal

 

De Acordo com Maslow:

As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie.

 

Alimentação, sono, repouso, abrigo e etc

As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo

 

As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

 

As necessidades de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.

 

As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

 

 

Anexo 3

3       O HOMEM, UM SER TRICÓTOMO:

O Conceito da Tricotomia crê que o Homem é uma triunidade composta e inseparável: Corpo, Alma e Espírito. Só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.

 

O Corpo, é a parte inferior do Homem, a composição física do pó da terra, ou barro como é visto em algumas interpretações, curiosamente, a composição orgânica dos seres vivos segue a seguinte receita: 72% de Agua, 14% de Carbono, 9% de Hidrogênio, 5% de Nitrogênio e 3,5% distribuídos em pelo menos 15 elementos como cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco e etc. E essa é a mesma composição orgânica da Terra.

Ou seja, a ciência confirma que a terra que produz alimentos e a mesma do ser humano.

 

A Alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A Alma é considerada sede das Emoções, trabalhando no campo da mente humana ao trazer sensações emotivas, prazer, alegria, tristeza.

Na Morte há a separação do Corpo e da Alma, sendo que o corpo sem a alma esta morto. A Alma que Deus insulflou no homem, portanto é vital.

 

O Espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal.  O Espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o Homem. Nenhum ser vivo além do homem, possui o espírito. Pelo Espírito o Homem ganhou a Alma Eterna. O Espírito procura reger o homem segundo o Conceito Divino

 

 

Anexo 4

 

4       DESENVOLVIMENTO:

A Umbanda como religião Sagrada e Civilmente Constituída, perante a legislação vigente, como qualquer outra religião constituída, tem seus seguidores ou adeptos, e dentre eles, membros que: quer por missão, talento, formação, ou até mesmo dom espiritual, alcançam o patamar de Sacerdote Religioso.

 

Normalmente, o Sacerdote Religioso, volta todas as suas atenções dos seus seguidores, ao campo Espiritual, a cuidar e zelar, pelos assuntos não materiais, não tangíveis fisicamente, no intuito de Equilibrar o “ORI” de seu seguidor, e que, a partir deste Equilíbrio, o mesmo venha a ter, um progresso Moral, Espiritual e Ético afim de possibilitar uma vida com menos tribulações e buscando a felicidade plena.

 

Em face dos dias atuais que vivemos, com avanços tecnológicos, que fizeram com o que o Ser Humano, viesse a se tornar Sedentário, Tais avanços produzem ainda lixos sem destinação, Alimentação com Hormônios, com Acidulantes, Corantes, Conservantes e outros diversos produtos químicos para salvaguardar as propriedades e outros para realçar propriedades, fazendo assim com que a nossa alimentação se torne por muitas vezes equivocada e trazendo como consequência, diversas enfermidades.

Esta mesma tecnologia, isola o homem, em seus veículos, seus apartamentos, seus casulos, Esta mesma tecnologia, afasta o homem da natureza, de sua Origem, de seus Ancestrais, Esta mesma tecnologia faz com que saibamos o que ocorre do outro lado do mundo, e desconheçamos as mazelas e fraquezas de nosso vizinho de porta.

 

Esta mesma tecnologia, faz com que nos distanciemos de nosso irmão que dorme na calçada de nossa casa, porém faz com que eletronicamente, consigamos efetuar uma doação a um sobrevivente de terremoto, tsunami ou guerra civil do outro lado do mundo.

 

Esta mesma tecnologia, através das redes sociais, faz com que saibamos onde esta, onde foi, como está, nosso amigo ou parente que se encontra a quilômetros de distância, porem raramente conseguimos um abraço ou estar a metros de distancia e perguntar olho no olho – Como você está meu Irmão ?

 

Diante desta situação atual, uma pergunta que paira sob o Inconsciente Coletivo:

 

Precisamos Deixar um Planeta Melhor para Nossos Filhos

Ou

Precisamos Deixar Filhos Melhores para o Nosso Planeta ?

 

 

 

5       CONCLUSÃO:

Em face do exposto até o presente, considero que os Sacerdotes de nova Geração devem voltar suas atenções a algo esquecido ou negligenciado.

 

Pode um ser humano (médium ou não), obter uma boa performance em qualquer área de atuação com sua saúde debilitada ?

 

Pode um ser humano (médium ou não), obter uma boa performance em qualquer área de atuação com seus chacras em desiquilíbrio, seja por alimentação inadequada, vícios como tabagismo ou alcoolismo ?

 

Pode um ser humano (médium ou não), obter uma boa performance em qualquer área de atuação com deficiência de informações ou visão de futuro ?

 

Pode um ser humano (médium ou não), obter uma boa performance em qualquer área de atuação desconhecendo os reais motivos que o impedem de obter sucesso ?

 

Sugiro que os Sacerdotes de nova geração, destinem um tempo maior de suas atividades afim de orientar seus seguidores a:

1 – Orientarem seus seguidores quanto a uma Alimentação adequada.

 

2 – Incentivarem seus seguidores a abandonarem os vícios do Alcoolismo, Tabagismo e Sedentarismo

 

3 – Promover Palestras e trazer palestrantes e/ou exibir vídeos que incentivem novas linhas de pensamento e Cultura.

 

4 – Incentivem atividades que desenvolvam o hemisfério direito do Cérebro, Artes, Musicas, Teatro, Dança, Jogos de Estratégia e Exercícios Físicos em Grupo.

 

5- Instruam seus seguidores quanto a formação profissional continuada.

 

6- Instruam seus seguidores quanto a Ecologia, Reciclagem e Sustentabilidade.

 

7- Delegando atividades internas do Templo, Tenda ou Terreiro

 

Enfim, promovam ao seguidor o Entendimento da necessidade de se preservar o corpo e a Saúde, Física, Mental e Intelectual, influenciando na formação cultural e da mente do Seguidor, formando uma nova geração de seguidores que visem e promovam a preservação da natureza, da mãe Terra, e tomem consciência intelectual e cultural do que ocorre neste nosso Planeta.

 

Em resumo, a nova geração de Sacerdotes, deve voltar suas atenções ao influenciar em seus seguidores uma melhor conservação de sua Saúde(Corpo). É momento de influenciarmos o Corpo e Mente pois há muito os Sacerdotes atuam sobre a Alma e Espírito.

 

 

6       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Maslow (Prólogo)

www.portal-administracao.com/2014/09/maslow-e-hierarquia-das-necessidades.htm

mundoeducacao.bol.uol.com.br/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm

https://www.significados.com.br/piramide-de-maslow/

www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/73-abraham-harold-maslow

 

Homem um ser Tricótomo

www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_grudem.htm

www.oguiagospel.com.br/a-tricotomia-do-homem-pr-elienai-cabral/

www.teologiaexpressa.com/2015/03/natureza-humana-o-homem-e-dicotomia-ou.html