Vamos dar o conceito desta palavra, que sempre falamos erroneamente, pois soa estranho colocarmos o nome de um culto importante para eles, baseado em um instrumento musical apenas. Seria: (algo como um reco-reco, digamos assim). Conversei por e-mail com um grande estudioso sobre as religiões Afro, Wanderson Cruz, referente ao vídeo que foi feito em nossa Federação, pela TV, Carta Capital, em que uma umbandista informou o que seria macumba, já que somos macumbeiros aos olhos de quase todas as pessoas. A maioria responde quando perguntado sobre Macumba, que é uma árvore, cuja casca, faz-se um instrumento musical, esta árvore chamada Macumba. E a explicação resumida pelo Wanderson, segue abaixo.
Na língua BANTU, surge a termo MAKIUMBA, (Kiumba= alma penada) e (MA= sufixo que dá o plural). Portanto, MAKIUMBA: são almas penadas.
Isso devido os Yorubás que consideravam o Bantu “inferior” e que praticavam feitiçarias.
Os Yorubás cultuavam os Orixás, expulsavam eguns para trabalharem espiritualmente.
Os Bantus manifestavam espíritos (almas de pessoas mortas).
Então “Macumba” era como nominavam o culto onde manifestavam espíritos , não se tratando apenas de um instrumento.
Isso falando em linhas gerais e bem por cima, o autor elucida a questão com fontes e bases utilizando o Dicionário da língua Kicongo. É um bom autor que esta elucidando muitas questões. Espero que voltem um pouco de atenção para as colocações de Padrinho Juruá, do Templo Estrela Azul , no livro Umbanda vol. II, no que estão muito ricas em conteúdo.
Sacerdote Pai Salun
F.U.C.E.S.P
Entidade Religiosa e de Ensino em todo Estado
Comments