Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo
f.U.C.E.S.P. = 65 anos
“ MOISÉS BÍBLICO “
O fato é que, algumas de suas estátuas, pelo mundo afora tinham chifres, algumas aInda existem, como por exemplo uma estátua dele, obra do grande Michelangelo, que ás vezes chocam os turistas lá na Basílica de São Pedro, em Roma. Isso se deve, segundo consta, por conta de um erro de tradução do texto original em hebraico, do livro do ÊXODO, o qual descrevia a figura de Moisés como sento um “ KARANOHR PANAV “, que significava: “SEU ROSTO BRILHAVA COMO RAIOS DE LUZ”.
Quando São Jerônimo, por volta de 400 d.C. fez a tradução oficial da Bíblia, para o latim em comum com a Igreja Católica, confundiu a descrição original e descreveu como :
“ CORNUTA FACIES SUA ” .
que significa “ SEU ROSTO TINHA CHIFRES”.Com base nesta tradução equivocada, alguns artistas começaram a retratar MOISÉS bíblico com chifres, ficando-o desfigurado para sempre. Como se vê: a tradução equivocada de uma palavra pode modificar e alterar profundamente um texto e até a história.
Portanto não confundam também Exu pelo chifre, sendo Diabo, poderemos pensar que são raios de luz. Para nós da Umbanda, eles também trazem luz.
Colaboração de Luiz Pereira Nunes
PAI SALUN
Comments